Equilibrar as finanças da família sem abrir mão do conforto pode ser um grande desafio! Em tempos de inflação alta é possível reduzir as despesas da casa e fazer algumas concessões, sem que você precise mudar o seu padrão de vida.
Na hora de pensar o planejamento financeiro da família, inclua todos os membros, inclusive as crianças, que vão aprender desde cedo a importância de planejar, poupar e investir.
Confira 8 dicas para reduzir as despesas fixas do seu dia a dia.
Faça uma lista dos seus gastos
Ter controle de como você está gastando o dinheiro e se ele está sendo aplicado de forma inteligente, é o primeiro passo para um planejamento financeiro eficiente. Você pode usar um caderno para anotar as despesas, uma planilha no excel ou até mesmo fazer uso de aplicativos que ajudam a controlar os gastos mensais. Registre o valor da sua renda mensal e vá anotando todas as contas pagas, distinguindo as contas fixas como internet e alimentação, por exemplo, dos supérfluos.
Todos os gastos como estudo, transporte e alimentação também devem estar lançados no seu controle mensal, pois desta forma é possível analisar para onde o seu dinheiro está indo, de que forma é possível economizar e planejar os investimentos futuros.
Mantenha uma rotina
Manter uma rotina nas finanças é seguir o planejamento todos os meses, afinal, de nada adianta seguir o planejamento um mês e extrapolar no seguinte. Seja constante nos seus gastos, seguindo uma lógica que faça sentido para as suas necessidades.
Corte gastos desnecessários
Faça uma análise da forma como você está gastando o seu dinheiro. Será que aquele lanche que você compra na faculdade não pode ser levado de casa? Uma marmita para as diferentes refeições ao longo do dia é uma excelente forma de economizar dinheiro.
Reveja seus planos de internet, telefone e outros gastos mensais. Você realmente precisa de determinado plano ou pode diminuir? Faça este questionamento sobre todos os gastos e pense formas de diminuí-los.
Pesquise os preços
Nas despesas fixas de mercado e combustível, por exemplo, fique sempre de olho nos preços. Os supermercados costumam ter dias mais baratos de acordo com a categoria de produtos como limpeza, horti fruti e outros. Supermercados em rede também costumam ser boas opções para compras maiores, daqueles itens que têm mais uso no mês. O importante é pesquisar e considerar sempre mais de uma opção. Já para os combustíveis, algumas redes de postos usam aplicativos como forma de ofertar preços mais baixos, o que também pode ser uma boa opção na hora de economizar.
Use o cartão de crédito com sabedoria
O cartão pode ser um aliado se usado corretamente. Os programas de pontos oferecidos pelas administradoras de cartão podem ser um aliado, já que o valor acumulado ao longo do mês geram pontos que podem ser trocados por produtos, passagens aéreas, entre outros. Só não vale perder o controle e se endividar com o cartão.
Repense o consumo
Desde as compras do mês, até às despesas com água, luz e combustível, é sempre possível mudar alguns hábitos para gerar um consumo mais consciente. Desta forma o combo é 2 em 1: você poupa o seu dinheiro e ainda ajuda a preservar o meio ambiente.
Faça listas
Para o supermercado e qualquer outra atividade que envolva dinheiro. Anote suas compras e tarefas, desta forma é mais fácil seguir o roteiro e não sair do caminho que você planejou.
Guarde dinheiro e invista
O termômetro do sucesso do seu planejamento financeiro vai ser determinado se ao fim do mês, você tiver conseguido quitar todas as suas contas e despesas pessoais e ainda tiver sobrado uma reserva de dinheiro. Esta reserva pode ser usada em caso de imprevistos ou para investimentos futuros, pois ainda que você ache que seja cedo demais para pensar em uma aposentadoria, a gente já adianta que não é! Quanto mais cedo você começar a pensar nisso, mais fácil será chegar nessa fase da vida com tranquilidade financeira.
Gostou das dicas? Compartilhe com a família e amigos!
Para fazer um investimento inteligente, acesse o nosso site e conheça as possibilidades de investimento com o consórcio.
Curta e compartilhe:
Comenta aí, esse conteúdo foi útil para você?